Estudantes ocupam reitoria e pedem mais infraestrutura na Ufba

Estudantes pedem mais respeito aos dirigentes da universidade
Divulgação

O palácio da reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro do Canela, em Salvador, foi ocupado por estudantes da universidade nesta terça-feira (16). A ação ocorreu, segundo os estudantes, por conta da questão da assistência estudantil, tendo como estopim o alagamento da Residência Universitária 1, localizada no Corredor da Vitória. “Após o alagamento, por causa da chuva forte de ontem [segunda-feira], nossa permanência lá ficou inviável”, relata Lucas dos Anjos, estudante de Saúde Coletiva e morador da casa. “A reitoria nos ofereceu a quadra do Centro de Esportes como alternativa até os reparos serem efetuados. Nós não aceitamos, pedimos um lugar com condições mínimas. Como eles não providenciaram, decidimos dormir na reitoria”, completa Lucas.

Nesta terça-feira, em assembleia, com a presença de estudantes de todas as residências, assistidos pela universidade, representantes de CAs e DCE, foi decidido que a reitoria ficará ocupada até pelo menos sexta-feira (19), quando há sessão do Conselho Universitário e espera-se que o assunto seja resolvido. “Além do problema da residência, a Ufba está com vários problemas na assistência estudantil, como atraso de bolsas e até cortaram a luz de uma residência na semana passada. A reitoria precisa tomar medidas e parar com esse descaso”, relata Rafael Borges, estudante de Educação Física e também morador da residência.

Os estudantes ocupados utilizarão os próximos dias para detalhar a pauta e negociar com a reitoria. “Precisamos de respostas para as questões emergenciais, mas também queremos um projeto de longo prazo para a assistência estudantil. Não dá pra ficar sempre apagando incêndio”, finaliza estudante de direito e coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE-Ufba), Lorena Pacheco.